Polícia Penal RJ forma primeira turma sob gestão de secretária Policial Penal

Na quarta-feira, 08 de junho de 2022, foi realizada a formatura de novos 26 policiais penais. A cerimônia aconteceu no auditório do 4º andar da Sede da Secretaria, na Central do Brasil. A data, além de registrar os dois primeiros meses da atual gestão, marca um momento histórico da categoria. Desde a criação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em 2003, essa é a primeira turma que assume o cargo tendo uma policial penal de carreira, Maria Rosa Nebel, à frente da gestão da pasta.
A secretária fez questão de congratular-se com todo seu staff, e em seu discurso, emocionado, agradeceu a cada policial penal que compõe essa nova fase na gestão, certamente histórica, da Seap. Maria Rosa Nebel destacou a presença do presidente do Sindicato dos Policiais Penais RJ, Gutembergue de Oliveira, companheiro de matrícula e de lutas. “O meu concurso é de 1994, o do Gutembergue, de Roseli, e de outros companheiros, diretores que aqui se encontram. São 28 anos, não são vinte e oito dias, nem vinte e oito meses. E, são 28 anos vivendo o Sistema Prisional”, pontuou.

“Tenho muito orgulho de dar boas-vindas para vocês formandos, nossos novos policiais penais. Essa conquista que hoje comemoramos com vocês, começou com um sonho. Parabéns, vocês conseguiram. Num momento em que nós, policiais penais, também realizamos um sonho, certamente, muito mais antigo. Mas, que nunca deixou de ser sonhado: ter um policial penal na cadeira”, ressaltou a secretária.
A Secretária de Estado de Administração Penitenciária, policial penal Maria Rosa Nebel, destacou a importância da Polícia Penal para a Segurança Pública do Estado.
“É a primeira vez que eu componho um dispositivo onde todos nós fomos forjados no mesmo forno”, comemorou a diretora da Academia de Polícia Penal, Gleice Renata Martins Costa Menezes dos Santos.

“Na profissão, vocês vão ter uma linha muito tênue do certo e do errado. Espero muito, que os senhores norteiem a profissão, a vida, com retidão e honra. Para que orgulhem os familiares de vocês”, ponderou o secretário de Gestão Técnica, policial penal Igor Bicaco João.

Além dos familiares dos formandos, a cerimônia contou com a presença de subsecretários, coordenadores, superintendentes, diretores das Unidades Prisionais, assessores e equipe de gestão da pasta, todos policiais penais.
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais RJ, Gutembergue de Oliveira, compareceu ao evento histórico. Na foto, ladeado pela Secretária de Administração Penitenciária Maria Rosa Nebel, pela Corregedora Geral Roseli Félix e pela assessora de Gabinete Aline Camilo.
Além de parabenizar, a Corregedora, policial penal Roseli Félix. alertou a nova turma de policiais penais que, a chance de errar é muito maior que a chance de acertar. “Nós, da Corregedoria Geral, estamos aqui não só para punir, como todos pensam”, disse.

“Tudo que é feito na cadeia é visto. Tanto a coisa ruim, como a coisa boa”, alertou o subsecretário de Gestão Operacional, policial penal Rafael Ouvinã, ao aconselhar profissionalismo e desejar boa sorte aos novos policiais penais.

O policial penal José Pereira dos Santos foi o orador da turma.

A policial penal Fernanda Vieira apresentou o juramento da turma.

O professor e policial penal Ronaldo de Castro foi o homenageado pela turma.

3º Colocado: Marcelo André Souza Ferreira

2º Colocado: José Artur Albernaz Dias