Inauguração da Sala de Artes Bandeira Stampa

Nessa segunda-feira (26/07), foi inaugurada a Sala de Artes Bandeira Stampa, no Complexo Penitenciário de Gericino. Fruto do trabalho conjunto da direção da Unidade Prisional, equipe de trabalho e colaboradores, o espaço é destinado ao desenvolvimento de atividades artesanais e artísticas de cunho educativo, cultural e interativo dos apenados, com a finalidade de contribuir com as ações de inserção social da Seap. O diretor da Penitenciária, o policial penal Almeida, destacou que o espaço viabilizará mecanismos transformadores, oportunizando novos caminhos através da arte, para a perspectiva de um futuro diferente e promissor aos que passarem pela unidade prisional para o cumprimento da pena. 

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais RJ (SindSistema), Gutembergue de Oliveira, fez questão de pontuar a importância do trabalho voltado à convivência saudável intramuros. “Se nós, aqui com esse espaço, resgatarmos uma alma, um homem para a sociedade livre aonde ele se descobrindo através do encontro com a arte, que muitas vezes só o presídio, só a prisão o possibilitou, já será uma vitória de todos nós”, destacou Gutembergue. O secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, participou do evento e foi homenageado com uma das primeiras obras de arte produzidas no local. 

Gutembergue de Oliveira, ressaltou que não teve, e não tem dúvidas de que o secretário Raphael Montenegro vai deixar um grande legado na Secretaria de Administração Penitenciária. “Primeiro, porque já rompeu uma grande barreira de termos tirado daqui o comando dos coronéis PM”, frisou Gutembergue. O presidente do Sindicato destacou, também, que ao longo dos 27 anos de trabalho no Sistema Penal presenciou ser este um local de transformação. “Espaço de convivência não é espaço de conivência. São palavras parecidas, mas com significados bem diferentes”, disse, ao alertar que “qualquer investimento no ser humano, esteja ele do lado que estiver, seja ele quem for, trará benefícios para quem executa uma atividade tão árdua como a atividade do policial penal”.

O cerimonial foi dirigido pela policial penal Claudia Pinna. Participaram da solenidade, autoridades e servidores da SEAP, membros do Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil, Educadores, Líderes religiosos, colaboradores e apoiadores do projeto de remição através da arte.

Picture of Elisete Henriques

Elisete Henriques

Comentários

Av. Treze de Maio, n°. 13 – sala 709  Cinelândia, Rio de Janeiro

Newsletter

Fique por dentro das novidades e notícias

Todos os direitos reservados © 2020  |   Sindsistemas por