VOTOS DE UM NOVO TEMPO

O Sindicato dos Policiais Penais RJ deseja boa sorte à policial penal Maria Rosa Lo Duca Nebel à frente do comando da Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro. Servidora de carreira, Maria Rosa conhece os diversos setores da Seap, foi ex-Chefe de Gabinete de Astério Pereira dos Santos, diretora da Unidade Prisional Cândido Mendes, ocupou a Chefia de Gabinete da pasta durante toda a gestão do coronel PM Alexandre Azevedo de Jesus, nomeado pelo então governador Wilson Witzel, em janeiro de 2019, exonerado em 26/10/2020, e substituído pelo coronel PM Marco Aurélio Santos, já no Governo Cláudio Castro.

Desde a época do comando do coronel PM Alexandre Azevedo de Jesus à frente da Seap, a categoria luta pela Regulamentação da Polícia Penal. Azevedo assumiu a pasta em 11/01/2019, em substituição ao policial penal André Cáffaro de Andrade, que permaneceu no cargo por 10 dias e foi exonerado a pedido, sendo Maria Rosa o 2º policial penal a assumir o posto. Dona de grande experiência na área, ela conduziu o gabinete de crise instalado na Seap por ocasião do agravamento da pandemia de Covid 19, em março de 2020.

A aspiração da categoria sempre foi alçar um policial penal à titularidade da SEAP. Nesse sentido, torcemos que a policial penal Maria Rosa Lo Duca Nebel tenha sucesso em sua gestão e inaugure um novo tempo, porque seu sucesso será o sucesso de toda a categoria de policiais penais do Estado do Rio de Janeiro.

Como legítimos representantes da categoria, eleitos para o terceiro mandato consecutivo, continuaremos fazendo nosso papel, dentro do nível de responsabilidade e respeito para com qualquer autoridade, na cobrança de soluções para as demandas da categoria dos policiais penais.

O INÍCIO DA MUDANÇA

Movimento #ForaPMs foi o início de uma mudança significativa no comando da Seap e um marco na história da Polícia Penal RJ. O Movimento ganhou projeção em razão da insatisfação geral da categoria, pela “rachadinha das gratificações na SEAP”. O SindSistema sempre criticou a escolha de coronéis PMs para o comando da pasta. Dezesseis dias após o ato #ForaPMs, em frente ao Palácio Guanabara, onde a categoria bradou em alto e bom som que o comando da SEAP não poderia mais ser dos PMs, foi publicada no Diário Oficial de 29/01/2021, em edição extraordinária, a exoneração do Cel. PM Marco Aurélio dos Santos, do cargo de secretário de Estado de Administração Penitenciária. Uma enorme vitória para a categoria.

A Diretoria sindical proveu os meios da execução do #ForaPMs, com o ato do dia 13 de janeiro de 2021, em frente ao Palácio Guanabara, diante da petulância e ganância de coronéis PMs, que sempre nos trataram como instrumentos de seus apetites por recursos públicos, quer sejam através das gratificações robustas nos seus contracheques, quer manipulando os recursos orçamentários da SEAP em contratações emergenciais, eivados de ilegalidades com objetivos escusos. Defenestramos a PMERJ do Comando da SEAP porque o desejo de que isso acontecesse foi executado diante das circunstâncias, com responsabilidade e sabedoria na condução dessa Diretoria sindical.