O mês de outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa, que surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, estimulando a discussão e prevenção contra o câncer de mama. Informar sobre a importância do autoexame e prevenção do diagnóstico precoce do câncer é de suma importância, tanto para mulheres quanto para homens.
PREVENÇÃO
Não há somente uma causa para o câncer de mama, sendo a idade um dos principais agravantes. Não existe garantia de evitar o aparecimento da doença, mas podemos incluir na rotina algumas ações preventivas:
AUTOEXAME
Para muitos diagnósticos do câncer de mama, tudo começa no autoexame, que deve ser feito mensalmente. Por isso faz-se tão importante que homens e mulheres conheçam suas mamas e fiquem atentos a quaisquer alterações.
Embora a doença afete majoritariamente as mulheres, os homens também devem estar atentos aos sinais, buscando um médico sempre que algo diferente em relação às mamas for encontrado.
DIAGNÓSTICO
Encontrar um nódulo na mama não é um sinal definitivo de câncer de mama. Para confirmar o diagnóstico, é necessário visitar um médico especialista para exames clínicos e realizar exames de imagem, como a mamografia e o ultrassom.
Para mulheres de 50 a 69 anos, a recomendação é de que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente o exame de mamografia para mulheres de todas as faixas etárias.
Quanto mais cedo detectado o câncer de mama, maiores as chances de cura. Conheça o seu corpo e, na dúvida, procure um médico.
Av. Treze de Maio, n°. 13 – sala 709 Cinelândia, Rio de Janeiro
Fique por dentro das novidades e notícias