SindSistema reivindica isonomia no auxílio alimentação

Nessa quinta-feira (20), o presidente do Sindicato dos Policiais Penais RJ, Gutembergue de Oliveira, encaminhou ofício ao secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, com solicitação de reajuste do auxílio alimentação dos servidores da SEAP já contemplados, bem como, a extensão do auxílio a todos os servidores da pasta, nos mesmos moldes aplicados aos servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas – DEGASE.

O pagamento do auxílio alimentação para todos os servidores da SEAP vem sendo solicitado desde o início do mandato da atual diretoria. A finalidade é possibilitar um modelo de gestão dos recursos públicos que cumpra seu objetivo e, consequentemente, dê mais dignidade ao servidor, já que nem todos os setores têm alimentação de boa qualidade.
O modelo é aplicado desde 2017, com o desarranchamento do SOE, quando o SindSistema através do diálogo movimentou o processo que transitava nas esferas administrativas desde 2010 e, junto ao governador à época, finalmente resolveu a demanda.

É necessário que todos os servidores sejam alcançados pelo auxílio alimentação, independentemente do local de trabalho. A justificativa de que os policiais penais das turmas de plantão não podem receber o auxílio alimentação é um discurso vazio. Ele não se sustenta, pois aqueles que conhecem e vivem as mazelas do sistema e as tratam com seriedade e responsabilidade sabem que o servidor só terá uma alimentação digna se tiver o direito de escolher o seu cardápio. Isso só será possível com o auxílio alimentação.

O modelo aplicado ao DEGASE, que teve reajuste através do Decreto nº. 45.610/2021 e que é extensivo a todos os servidores, pode e deve ser implementado pela SEAP para dar fim a uma saga de altos e baixos no processo de alimentação de seus servidores.