NUMA GUERRA ONDE NINGUÉM É POUPADO.

Foto na escadaria da Alerj, na aprovação em segundo turno da PEC  da Polícia Penal. Presidente do Sindicato dos Policiais Penais RJ, Gutembergue de Oliveira, cumprimenta o vice-presidente João Raimundo, precursor do Movimento ACORDA CATEGORIA, de 2013.

Em primeiro lugar, é importante agradecer a todos e a cada companheiro de luta aqui presente, pelo que representam para a Instituição. Nós somos o Sindicato porque vocês existem, e existimos porque vocês são a categoria. Essa é a tônica do nosso trabalho sindical. Não existe forma de se ter um trabalho sem refletir o que nós somos.

Chegamos a dois mandatos, com um grupo fortalecido. Completaremos seis anos de trabalho em equipe, num contexto extremamente desafiador, identificação brutal das forças repressivas dos nossos opositores e algozes.

Seis anos atrás a categoria vivia o revés de um processo judicial que impedia a liberdade de votar e ser votado. E para conquistarmos esse direito, nesse período nascia o movimento “ACORDA CATEGORIA”, que reuniu todos aqueles que não trocaram a virtude pelo vício, a democracia pelo totalitarismo.

Esse movimento honesto guiou a categoria para um futuro ao qual ela tinha total direito. Da prática e atuação desse grupo, vindo do grito da categoria, das pisaduras no chão, da terra onde a construção dessa atual diretoria se fez, o SindSistema renasceu. Por tudo isso, nesse momento de comemoração de 64 anos de fundação da nossa instituição sindical, e renovação, é preciso antes de tudo agradecer, de coração, a cada companheiro e companheira que constrói conosco esse trabalho de luta sindical. Sem vocês, nada do que somos existiria.

Não temos dúvidas de que o SindSistema é um novo – velho sujeito que se reconstrói a partir das lutas. Sem sombra de dúvidas, na atual conjuntura que estamos vivendo, hoje, e na história inteira do nosso Estado do Rio de Janeiro, servidores aguerridos, sejam veteranos ou jovens, sempre tiveram, e têm, papel protagonista nas transformações.

(Texto: Policial Penal João Raimundo,  Mat. 181669 – 3)