Secretária de Administração Penitenciária aciona Polícia Militar contra Policiais Penais

A Operação “Dentro da Lei, Cumpra-se Sem Improviso” teve reinício nesse sábado (06/04), no Complexo Penitenciário de Gericinó. O movimento reivindicatório tem por objetivo chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a realidade vivida pela categoria de policiais penais nas Unidades Prisionais do Estado, entre as quais: o grave déficit de servidores para o pleno desempenho das atividades, e o cumprimento de uma série de direitos que se encontram represados pelo governo. Tais como: a incorporação da Gratificação de Valorização Profissional (GVP) no vencimento dos policiais penais; a promoção por antiguidade que se encontra em atraso há mais de cinco anos; o encaminhamento do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da categoria, entre outros.

Em razão do cumprimento de normas necessárias à operacionalidade da área de segurança, extensas filas de visitantes se formam à entrada do Complexo Penitenciário de Gericinó, fato que comprova que o Sistema Penitenciário se move pelo improviso para sustentar uma aparente imagem de normalidade, mesmo diante de um quadro funcional onde apenas um policial penal fica responsável pela segurança e vigilância de mais de 1500, às vezes até 2600 presos por Unidade Prisional.

O costume na Seap ditava que o horário limite para o ingresso de visitantes era meio-dia. Por causa do movimento reivindicatório dos policiais penais, a secretária Maria Rosa editou uma Ordem de Serviço ampliando esse limite para as 17 horas, contra todas as normas de segurança e operacionalidade das Unidades Prisionais.

No final da tarde deste sábado (06/04), a secretária Maria Rosa esteve no Complexo Penitenciário de Gericinó, para garantir a visitação dos presos. Além de chamar o Batalhão de Choque da Polícia Militar para desmobilizar o movimento, causou confronto entre PMs e policiais penais.

Com o dedo em riste, aos gritos e nenhuma compostura, Maria Rosa se destemperou com servidores da própria categoria (em sua grande maioria veteranos que participavam do movimento), demonstrando que ela não tem nenhuma condição de fazer a interlocução do governo com as reivindicações da categoria.

Vergonhosamente, por volta das 19 horas visitantes entraram nas Unidades Prisionais do Complexo Penitenciário de Gericinó, autorizados pela secretária Maria Rosa, para fazer visitação e entrega de bolsas aos apenados, em completa fragilização da segurança e prejuízo à operacionalidade do serviço.

Notícia recebida pelo Sindicato dá conta de apreensão de carteiras de visitantes que já haviam realizado a visita e entrega de bolsas nesse mesmo dia. Também, foi apreendido celular na bolsa de visitante que aproveitou da situação para burlar a segurança da Unidade Prisional.