Até Quando???

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro reconhece colapso no Sistema Penitenciário Fluminense.

“(…) na verdade eu considero que a Seap já está em colapso por falta de recursos humanos. (…) com esforço, dedicação pessoal de cada policial penal, de cada servidor da Seap, que segura na ponta da unha e no fio do bigode o funcionamento do Sistema Prisional. Essa é a realidade do Sistema Prisional, há muitos anos”.

(Declaração do Promotor do Ministério Público, Murilo Bustamante, em Reunião Extraordinária realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, em  20/03/2024).

Embora o Ministério Público reconheça a realidade enfrentada pelos policiais penais há muitos anos, será que o governador Claudio Castro tem a exata dimensão das implicações desse colapso? Será que tem a exata noção da necessidade e importância de tratar com urgência e respeito o pleito desses policiais penais da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro? E do papel fundamental que exercemos na manutenção do que ainda resta da ordem e da paz social?

Essa invisibilidade no modo que os policiais penais são tratados, enquanto servidores da Segurança Pública, comprova a galhardia com a qual desempenhamos nosso papel. Comprova que temos sido capazes de administrar o caos, ao manter a continuidade de nossas tarefas. Significa dizer que cumprimos nossa missão, apesar do colapso e do improviso que impera no Sistema Penitenciário Fluminense.

Mas, até quando senhor Governador?

Nossas reivindicações, além de legítimas, são urgentes. O que falta para que sejamos ouvidos e atendidos em nossas legítimas reivindicações??? Cumpra o que é nosso por direito: a incorporação da GVP no vencimento dos inspetores de Polícia Penal; a Promoção por Antiguidade; o pagamento do Abono de Permanência retroativo em atraso; providências quanto ao déficit de policiais penais; e o encaminhamento do nosso PCCS para discussão na Alerj.

A Operação “Dentro da Lei, Cumpra-se Sem Improviso” se mantém nessa quinta-feira (21), sábado (23) e domingo (24), até que o governo atenda nossas reivindicações.

Juntos Somos Mais Fortes!