Em 25/09/1990, o então Diretor Geral do Departamento do Sistema Penal, diante da necessidade de regulamentar as atribuições do Serviço de Operações Externas (SOE), formalizou o grupamento de escolta penitenciaria mais antigo do Brasil. São 34 anos de existência e prestação de serviço de excelência a toda a sociedade fluminense e, por que não dizer, nacional. Com muita dedicação, garra nos ideais e objetivos. Foram muitas lutas, sangue, suor e lágrimas, mas também muitas vitórias e avanços alcançados.
No sábado (19/10), Soeanos de vária gerações se reuniram no Sítio do Sindicato dos Policiais Penais RJ, em Campo Grande, para celebrar o aniversário de 34 anos do primeiro grupamento de Operações Especiais da Categoria. O encontro reuniu nova e velha guarda que puderam matar a saudade e rememorar bons tempos. A secretária de Administração Penitenciária Maria Rosa Lo Duca Nebel compareceu ao evento e parabenizou a todos os Soeanos, os presentes, os que estavam na atividade laborativa na realização das transferências, e também aos que já se foram. “O SOE é a nossa identidade externa, é a referência, nosso filho primogênito (…) Há 30 anos atrás, não tínhamos nada. Era o SOE para tudo, era o combo”, disse a secretária. Representantes de outros Grupamentos também estiveram presentes prestigiando o evento organizado pelo policial penal Soeano Marcelo Pate, entre outros colaboradores.
A artista plástica e policial penal Carla Pacheco @carlapachecogse50 presenteou o Grupamento com um quadro de sua autoria. O Sindicato dos Policiais Penais RJ reverencia a antiguidade do Grupamento, e a todos que de algum modo contribuíram para a fundação e crescimento do SOE. Aos veteranos, aos que se uniram para somar, aos que permanecem e aos próximos que virão: “Essa chama jamais se apagará.
Av. Treze de Maio, n°. 13 – sala 709 Cinelândia, Rio de Janeiro
Fique por dentro das novidades e notícias