Abusos e exploração sexual de crianças: DENUNCIE!

Maio Laranja, Abuso infantojuvenil não é brincadeira

O dia 18 de maio simboliza o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças. A data é inspirada em um acontecimento trágico no país.

Em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, um crime bárbaro foi cometido contra uma menina de apenas 8 anos. Araceli Cabrera Sanches Crespo foi sequestrada, dopada, violentada e assassinada. A mobilização nessa data é para relembrar à sociedade sobre a necessidade de combater esse tipo de crime em defesa da vida, da saúde física e mental das crianças.

É de suma importância o debate sobre as consequências dessa prática perversa contra a infância e o futuro de crianças. Além de incentivar a multiplicação de campanhas que mobilizem, sensibilizem, conscientizem e enfrentem a violência sexual contra crianças e adolescentes, é preciso que a sociedade esteja unida nessa luta

AMPARE, PROTEJA, DENUNCIE

Entre os canais para denúncias pode-se recorrer ao 190 da Polícia Militar, o 197 da Polícia Civil. Denúncias também podem ser feitas nas Delegacias Especializadas em Atendimento das Mulheres (DEAM), que além de atender mulheres vítimas de violências, atendem casos envolvendo crianças e adolescentes vítimas de violência física, moral e sexual.

Outro órgão para denúncias é o Conselho Tutelar, que atende crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados. As denúncias no Conselho Tutelar podem ser feitas por telefone ou presencialmente na sede de cada conselho mais próximo, existente em todo o país. As denúncias são apuradas e, quando confirmadas, encaminhadas ao Ministério Público.

Outro recurso é o Disque 100, canal de denúncias oficial do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que pode receber denúncias anônimas de qualquer violação de direitos, incluindo situações que envolva violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA)

A Fundação para Infância e Adolescência (FIA), vinculada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos RJ, iniciou nessa sexta-feira (17/05) uma programação no metrô da Central do Brasil, numa ação em parceria com o projeto “Eu me Protejo” – criado para que as crianças aprendam que seus corpos devem ser respeitados e ensinar a reconhecer e a se proteger de abusos.

Picture of Sindsistema