VTRs novas: Operacionalidade zero disfarçada em narrativa de avanço

Longe de soluções, Seap oferece presente de grego aos policiais penais.

Até 21/12/23, a Seap contava com 01 (um) ônibus (com capacidade para o transporte de 28 presos); 03 (três) master (com capacidade para o transporte de 08 presos) e 01 (uma) sprinter (com capacidade para transporte de 18 presos); além de 01 (uma) ranger protótipo (com capacidade para transportar 04 presos), num total de transporte de 58 presos por apresentação, em todo o estado do Rio de Janeiro. Só a Cadeia Pública José Frederico Marques faz cerca de 100 movimentações diárias de transferência de presos. Apesar do recebimento de outras 52 viaturas, conforme veiculado pela pasta, essas novas viaturas nem de longe atendem a necessidade operacional da Polícia Penal.

 

Se considerarmos as movimentações em nível de Coordenação de Área (Japeri, Mage, Niteroi, Bangu (Gericinó), Grande Rio, Norte e Sul Fluminense), o SOE/GSE faz centenas de movimentações de presos por todo o Estado do Rio de Janeiro, entre apresentações a Comarcas e atendimentos médicos. Seriam necessárias ao menos 03 viaturas das recém adquiridas para comportar a movimentações demandadas por cada Coordenação, com maior gasto de combustível e aumento de equipes de policiais penais, sabidamente sem efetivo.

 

FROTA SUCATEADA E INSUFICIENTE:

Ação Civil Pública 0217131-40.2016.8.19.0001, cujo Estado teria sido condenado em obrigações de fazer a regularização de manutenção e operação do transporte de pessoas privadas de liberdade, até o momento resta no papel, uma vez que não há viaturas suficientes para atender as demandas de transporte e apresentações de presos a Fóruns, e as que estão sendo utilizadas encontram-se em péssimo estado de conservação.

 

No documento encaminhado ao Ministério Público, a Seap cita a recente contratação de 95 (noventa e cinco) veículos administrativos, sob alegada “modernização de toda frota de veículos de serviço desta SEAP”.  No entanto, a demanda operacional permanece sem solução, qual seja, o transporte diário (e ininterrupto) de presos do Sistema Penitenciário.

O processo SEI-210097/000903/2021, inaugurado com Estudo Técnico Preliminar do então Subsecretário de Gestão Operacional, João Carlos Olímpio, em 29/10/2021, teve a descontinuidade determinada pelo Subsecretário de Administração, Alexander Maia, em 31/05/2023, sob alegação de “vícios de ordem técnica”. No mesmo despacho, consta a informação da tramitação recorde do processo SEI-210045/000238/2023, aberto em 02/05/2023, com o contrato publicado em 15/06/2023, referente a aquisição de 52 (cinquenta e duas) viaturas operacionais tipo pick-ups, cela adaptada para transporte de presos, com proteção balística parcial, e capacidade do compartimento de cela para 04 (quatro) pessoas, no valor de R$ 17.680.000,00 (Dezessete milhões, seiscentos e oitenta mil reais).

 

Sob a justificativa do uso de viaturas adequadas a esse tipo de transporte, o processo SEI-210097/000903/2021 visava, inicialmente, a aquisição de 20 (vinte) veículos utilitários, tipo furgão, sendo adaptado e caracterizado para transporte de custodiados das unidades prisionais e hospitalares da Seap, com capacidade mínima para transporte de 18 (dezoito) presos, em cada veículo.

 

Em 2021, o processo já destacava a premente necessidade da aquisição de novas viaturas operacionais, para a renovação da frota, com vistas à adequada prestação do serviço público. Além de alertar para o desgastado estado de conservação das Viaturas da Seap, em razão da árdua rotina e amplas quilometragens percorridas todos os dias. Agravadas pela falta de adequada assistência manutensiva. “Aquém até, para os padrões mínimos exigidos para o licenciamento de um veículo particular”, disse o então subsecretário de Gestão Operacional, à época.

 

Em 26/05/2023, diante da descontinuidade do processo SEI-210097/000903/2021, o então subsecretário Rogerio Ferreira da Rocha, solicitou a reconsideração da tramitação do processo e frisou a importância da aquisição de viaturas de transporte de presos com a capacidade descrita no Estudo Técnico Preliminar, qual seja, no mínimo de 16 (dezesseis presos), uma vez que as viaturas do modelo furgão têm se mostrado ferramenta de maior eficiência, sobretudo para as Bases isoladas, às apresentações em Fórum Capital e de outros que requisitam um volume maior de pronunciados, sem contar as transferências para adequação de regime de pena após sentença judicial e outras que envolvem o deslocamento de um maior quantitativo de presos.

 

NO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR PARA AQUISIÇÃO DE VIATURAS OPERACIONAIS – TIPO PICK-UPS – PARA TRANSPORTE DE PRESOS, consta como descrição da necessidade o aparelhamento do sistema prisional fluminense “com um veículo operacional versátil para cada uma das 52 unidades prisionais e hospitalares desta Pasta, de forma que possamos propiciar meios para uma melhor gestão logística de transporte de presos. (…) visando garantir o desempenho das atividades operacionais desta Secretaria, mantendo o fluxo de apresentação de custodiados de forma segura e contínua”. (sic)

 

Apesar da retórica (e do cinismo) em reconhecer “o notável efetivo carcerário do Estado do Rio de Janeiro, que orbita em torno de 44 mil presos, e o atual déficit de viaturas operacionais”, a aquisição contratada pela Seap não atende à demanda.

A título de exemplificação, a referida aquisição, feita através da Ata de Registro de Preços nº 88/2022 do Departamento de Polícia Rodoviária Federal/DF, com participação pelo sistema de adesão do tipo “carona”, demandaria cerca de 04 VTRs e 04 equipes de transporte de presos somente para atender a Casa de Custódia Jorge Santana, onde o fluxo de apresentações diárias pode passar de 15 requisições, para destinos diversos, e Fóruns em diferentes Comarcas.
 O transporte diário de presos no Sistema Penitenciário Fluminense, requisitados de segunda a quinta-feira, gira em torno de 300 a 330 apresentações diárias. Com exceção das sextas-feiras, cujas transferências chegam a ultrapassar o quantitativo de mil requisições. Suprir a demanda de Viaturas Operacionais da Seap é premente.
Para além da utilização de veículos corretos, é urgente que a aquisição de viaturas atenda de fato as necessidades da atividade policial penal, e não seja apenas uma retórica ou iniciativa de quem desconhece a realidade operacional da pasta. Inclusive, para possibilitar o correto planejamento logístico e operacional, com a necessária segurança e a extinção do tráfego de internos durante a madrugada, fato que representa risco não apenas aos policiais penais, mas à população de modo geral.
 
 
TRANSPORTE DE POLICIAIS PENAIS À VISTA OU A PERDER DE VISTA?
 
Em 28/08/2023, o Sindicato dos Policiais Penais encaminhou OF. SSSP-RJ/N°. 056/2023 à Seap para que informasse se as Viaturas tipo Van, de transporte dos policiais penais de Campos, Itaperuna, Resende e Volta Redonda estavam incluídas entre os 185 (cento e oitenta e cinco) veículos ativos na frota da Seap, para utilização do serviço de manutenção com oficina especializada, conforme contrato celebrado. Também, para que informasse sobre a possibilidade de aditivo de Viaturas tipo Van, no contrato de locação celebrado pela Seap, para transporte desses servidores. Para extensão de dignidade, segurança e a mesma eficácia da logística de transporte aos policiais penais lotados nas Unidades Prisionais mais distantes.
 
Em 11/09/2023 a Seap inaugurou o Processo SEI-210045/000474/2023 para a contratação de serviços de locação de veículos de serviço e utilitários para atender à demanda, onde consta a informação de celebração do CONTRATO Nº 99/2023 com a empresa CS BRASIL FROTAS S.A para a locação de 03 (três) veículos tipo Van, pelo prazo de 36 (trinta e seis) meses a contar da data da publicação do extrato. O contrato foi publicado no Diário Oficial em 07/12/2023. Até o fechamento dessa matéria não obtivemos a confirmação da chegada das novas Vans de transporte para a utilização dos servidores de Campos, Itaperuna e Volta Redonda.
 

 

 
MANUTENÇÃO QUE NÃO SE SENTE
Em 17/11/2023 o Sindicato encaminhou Ofício (SEI-210005/001597/2023) à Seap, para que informasse quais viaturas passaram pelo serviço de manutençãoem empresa credenciada, conforme Processo nº SEI-210045/000071/2023, com prestação de serviços de mecânica, reposição de peças, acessórios e insumos. O referido questionamento deve-se às diversas reclamações que têm chegado ao Sindicato, pela ineficácia dos serviços de “manutenção” prestados, considerando a quantidade insuficiente de VTRs em operação”.
A Superintendência de Recursos Logísticos discordou da ineficácia apontada e informou que o processo (SEI-210045/000071/2023) originou 08 (oito) contratos (SEI-210122/000014/2023; SEI210122/000009/2023; SEI-210122/000008/2023; SEI-210122/000005/2023; (SEI-210122/000003/2023; SEI-210122/000022/2023; SEI-210122/000023/2023; SEI-210122/000021/2023), que estariam “em plena execução atendendo diariamente diversas viaturas”, e encaminhou a demanda ao Coordenador de Gestão de Transportes da Seap para que informasse o indagado pelo Sindicato. Passados mais de 30 (trinta) dias, permanece o silêncio da Seap que não apontou quais viaturas passaram pela “eficiente” manutenção.
 
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