SindSistema abriu caminho para que outras forças de Segurança Pública reivindicassem o acautelamento de arma para seus veteranos

Enquanto as Polícias Militar e Civil lutam pelo acautelamento de arma aos seus servidores aposentados, a Polícia Penal do Rio de Janeiro foi a primeira instituição de Segurança Pública do Estado a regulamentar o direito de acautelamento de armas aos seus veteranos. O reconhecimento do direito foi uma conquista da atual diretoria sindical, em articulação com a gestão da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, à serviço da consolidação e crescimento institucional.

A demanda do acautelamento de armas aos veteranos foi apresentada à SEAP através do diretor de veteranos, policial penal Onildo José Pereira Filho, e foi prontamente atendida pelo então secretário da pasta, Raphael Montenegro. O evento de acautelamento de armas, e munição, aos 13 (treze) primeiros veteranos da Seap aconteceu, no dia 06 de agosto de 2021, em cerimônia no Centro de Instrução Especializada (CIESP), no Complexo Penitenciário de Gericinó.

Para o feito, inédito e histórico, o secretário à época, alterou a Regulamentação de acautelamento para servidores ativos, acrescentando os servidores veteranos. Um verdadeiro marco na gestão do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, e na atuação política-sindical.