Reunião de líderes na Alerj (GVP Parte 3/7)

Na condução da reunião de líderes na Alerj, o então presidente deputado André Ceciliano, ladeado pelo subsecretário geral da Secretaria de Estado da Casa Civil, Adilson de Faria Maciel; deputado Márcio Pacheco, líder do governo; e o então presidente do RioPrevidência Dr. Sérgio Aureliano.

Em reunião de Líderes, na Alerj, o Presidente do SindSistema defendeu a extensão isonômica da GVP a todos os policiais penais.

Na reunião de Líderes, realizada na Alerj no dia 31/03/2022, o presidente do Sindicato, policial penal Gutembergue de Oliveira ponderou que é preciso que o Estado tenha um olhar isonômico com os policiais penais. “Como servidores que compõem o quadro da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, precisamos ser olhados da mesma forma que as outras forças co-irmãs”. Disse Gutembergue ao defender o reposicionamento no mesmo percentual dado aos policiais Civis. “A categoria quer 30, 50 (%). Eu quero 100. Mas, eu aprendi que na política a gente tem que buscar o que é satisfatório”, destacou Gutembergue ciente que é preciso maturidade para fazer o diálogo.

Já o então deputado Charlles Batista, policial rodoviário federal, disse que conversou muito com o então secretário de Administração Penitenciária, Delegado Fernando Veloso, com o Governo e com a Casa Civil. Por isso, concordou e defendeu a ideia do escalonamento. “Estender a gratificação, tanto para área operacional, como para a área administrativa, iria caracterizar um aumento linear, o que seria barrado, provavelmente, segundo ele (Fernando Veloso), pelo Plano de Recuperação Fiscal”, argumentou Charlles.

A partir desse equívoco, o então deputado e sua Associação inseriram na discussão da valorização salarial a majoração da periculosidade em 30%. A proposta, incabível naquele momento, não prosperou. Inclusive, foi vetada e teve o veto mantido. A deputada Martha Rocha e o deputado Carlos Augusto discordaram da defesa feita pelo deputado Charlles Batista quanto à divisão nos percentuais de recomposição entre servidores da área operacional e administrativa. “Não vejo pertinência (…) Na rua, eles são vulneráveis do mesmo jeito”, consignou a deputada Martha Rocha.

Charlles tentou reargumentar, porém o então presidente da Casa, deputado André Ceciliano discordou. “Com todo o respeito Charlles, vossa excelência fez uma sustentação ali, eu entendi, mas não concordo. E vou trabalhar para aprovar”, disse André Ceciliano com o compromisso de apresentar as emendas para a inclusão dos aposentados na GVP e a extensão da recomposição de forma linear para todos os policiais penais, independentemente do setor de lotação.