Na articulação da GVP para todos os policiais penais (Parte 2/7)

Na foto, da esquerda para a direita, o diretor Tesoureiro do Sindicato, policial penal veterano João Raimundo, Gutembergue de Oliveira e o deputado André Ceciliano.

Em 24 de março de 2022, quando a proposta de Valorização Salarial dos policiais penais ainda não havia sido publicada como PL 5659/2022, o presidente do SindSistema Penal RJ, Gutembergue de Oliveira, e o vice-presidente Marcos Ferreira estiveram na Alerj, novamente, fazendo o trabalho de articulação em prol da reposição salarial para todos os policiais penais ativos e veteranos, sem distinção de qualquer natureza.

No dia 30/03/2022, foi publicado o parecer oral da Comissão de Constituição de Justiça da Alerj, ao Projeto de Lei 5659/2022, que cria a Gratificação de Valorização Profissional (GVP), com relatoria PELA CONSTITUCIONALIDADE, com emeda. Porém, conforme encaminhada pelo então secretário da pasta, Delegado Fernando Veloso, a GVP não atendia aos interesses da categoria, pois além de excluir os servidores aposentados escalonava a gratificação, em detrimento e discriminação entre os servidores lotados nos setores operacionais e nas demais Unidades Administrativas.

Pauta daquele momento, a diretoria sindical defendeu firmemente a GVP extensiva a todos os policiais penais (ativos e veteranos), de forma linear e sem discriminação, incluídos os policiais penais veteranos (aposentados). O Sindicato apresentou duas emendas ao PL 5659/2022, com o objetivo de encampar todos os policiais penais, independentemente do local de lotação, ou condição de atividade ou inatividade.

No dia 30/03/2022, os diretores sindicais estiveram, durante todo o dia, na articulação pela extensão da reposição salarial em 18% para todos os policiais penais (ativos e veteranos). Foram encaminhadas duas emendas ao PL da Gratificação de Valorização Profissional (GVP), com objetivo de encampar todos os policiais penais, independentemente do local de lotação, ou condição de atividade ou inatividade, a diretoria sindical foi recebida pelo presidente da Alerj, juntamente com dois companheiros aposentados. Foi solicitada, também, a retirada de pauta do PL de Regulamentação da PPERJ que foi encaminhada em regime de urgência, totalmente deformada pelo então secretário de Administração Penitenciária, Fernando Veloso.