SindSistema continua na luta pela GVP dos policiais penais veteranos

Fotos: Juliana Sampaio

Veteranos da Polícia Penal, os diretores João Raimundo do Nascimento (Tesoureiro) e Onildo José Pereira Filho (Assuntos do Inativo), participam ativamente na luta pela extensão dos 18% da GVP para os aposentados da categoria.

Diretores do Sindicato dos Policiais Penais RJ se reuniram com o Procurador-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Robson Maciel Júnior, no dia 15 de junho, em busca de uma resposta sobre o cumprimento do acordo da derrubada do veto aos 18% da GVP dos veteranos da Polícia Penal, realizado com a intermediação do então líder do Governo, Deputado Rodrigo Bacellar. Atualmente, é ele o presidente da Alerj.

Muito cordial, o Procurador-Geral da Alerj recebeu os diretores sindicais e dois veteranos da categoria. Robson Maciel assumiu o compromisso de se comunicar com a Casa Civil, e com o presidente da Alerj, Deputado Rodrigo Bacellar e, tão logo obtivesse uma resposta, voltaria a fazer contato com o Sindicato, num prazo de 15 a 20 dias. Passados 41 (quarenta e um) dias da reunião, e vários contatos com a assessoria do Procurador-Geral da Alerj, nada foi respondido.

O deputado Rodrigo Bacellar era o líder do Governo na Alerj quando intermediou, pessoalmente, o acordo entre o governador Cláudio Castro e a categoria, para a derrubada do veto à GVP dos veteranos da Polícia Penal. No papel de presidente da Alerj, no entanto, o deputado não recebe ninguém, sejam deputados, sejam representantes de classe. Na terceirização de seu papel de parlamentar, delegou ao Procurador-Geral da Alerj o recebimento da demanda da categoria e deixou os policiais penais sem nenhuma resposta, até o momento.

O Sindicato encaminhou nova solicitação de agenda para reunião com o presidente da Alerj, Deputado Rodrigo Bacellar. Além da articulação política e administrativa, a Diretoria do Sindicato dos Policiais Penais RJ, através de seu Departamento Jurídico, ingressou Mandado de Segurança Coletivo para reivindicar a incorporação da Gratificação de Valorização Profissional (GVP) de 18% no vencimento dos policiais penais e, implantação no Contracheque dos veteranos da categoria. A ação foi remetida pela 8ª Vara de Fazenda para julgamento do recurso no Tribunal de Justiça.