
O capítulo escrito por Meire Cristine faz parte da Coletânea “Histórias Transformadoras”, uma obra organizada e coordenada pela autora Alexandra Pereira que reúne capítulos de 22 escritores.
No sábado (24/05) aconteceu o palco virtual de pré-lançamento do Capítulo escrito por Meire Cristine, intitulado: “De gota a gota um propósito de vida”, que será lançado no dia 14/06, às 13 horas, na Bienal do Livro 2025, no stand da Editora Conejo, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. A entrevista é uma verdadeira degustação literária e pode ser vista no link https://www.instagram.com/p/DKClGVKxgi-/
Meire Cristine, Policial Civil do ERJ; Bacharel em Direito; profissional de saúde; mestre em Sistemas de Gestão com enfoque na Saúde do Trabalhador, especialista na área de Saúde Mental das Organizações; Coordenadora Geral do Programa SegurançaQPrevine, do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES); palestrante, empreendedora social e, agora, escritora, conta um pouco de sua trajetória, como conhecedora do impacto da saúde no trabalho do agente de segurança pública.
“Histórias Transformadoras” é uma coletânea que inspira os leitores a superarem adversidades e desafios a partir de histórias e experiências que moldaram a jornada de cada escritor. Meire Cristine nos brinda com seu testemunho vivo de que “gota a gota” podemos buscar sentido de vida, inspirar e transformar a história de outras pessoas.
O título “gota a gota” partiu de uma correlação aos tempos do curso técnico de laboratório em análises clínicas, numa alusão de que a construção de cada episódio a permitiu vivenciar e trabalhar como se fossem gotas, desde o início do sonho de criança de ser médica, aos caminhos que a levaram em outra direção na área de atuação na prevenção do adoecimento mental e suicídio. E o entendimento de que a construção dessa trajetória, enquanto policial, foi sua melhor escolha, porque a aproximou da Saúde e do impacto dessa atividade na saúde.
“A descoberta de um propósito de vida é um encontro com o Divino. Porque, às vezes, a gente vem trilhando e não consegue entender. E o que eu quero transmitir com esse título é que a gente pode sim, de gota a gota, buscar o seu propósito de vida. (…) A gente precisa ter o arbítrio de se descobrir, de se melhorar. Essa oportunidade trouxe para mim, valorizar cada vez mais essas gotas que pela minha vida vão passando, que vão sendo criadas, porque cada momento teve uma história, e quando a gente para pra contar a nossa história, a gente sabe exatamente o que pode ser melhorado. É um efeito muito positivo. Quando a gente fala de histórias transformadoras, não fui só eu que fui transformada dentro dessa minha trajetória. Mas, quantas outras pessoas que eu posso ajudar a transformar enxergando aquela referência também. (…) Percebendo os sinais do céu e fazendo todo o sentido para mim, nessa linha do tempo, o sonho de ser médica foi sendo diluído e foi sendo compreendido por essa trajetória de estudo, trabalho, e convívio com as pessoas. Cada passo tem um significado muito importante e eu tive muitas pessoas. A gente não faz nada sozinho e dentro da minha linha de atuação que é a prevenção do adoecimento mental e falando de saúde mental e autocuidado, pessoas precisam de pessoas”.
Meire Christine
“De gota a gota um propósito de vida” (na Coletânea Histórias Transformadoras, de Alexandra Pereira)
Lançamento: Dia 14/06, às 13 horas.
Estande da Editora Conejo
Bienal do Livro 2025
no Riocentro, Barra da Tijuca/RJ
Av. Treze de Maio, n°. 13 – sala 709 Cinelândia, Rio de Janeiro
Fique por dentro das novidades e notícias