Nota de esclarecimento à categoria

Sobre os dados cadastrais dos sindicalizados, divulgados indevidamente, o SindSistema vem, através da presente NOTA PÚBLICA, esclarecer que a lista divulgada não foi acessada na atual gestão, uma vez que as informações se referem ao período compreendido entre novembro de 2014 e dezembro de 2015, e a posse da atual diretoria se deu em janeiro de 2016.

De acordo com informações preliminares recebidas, a referida exposição teria ocorrido nas primeiras horas da segunda-feira (21), em publicação sem noção e totalmente irresponsável em aplicativo de celular através do grupo de WhatsApp “Lucidez”.

Com o objetivo de cessar tal irregularidade e em atenção ao princípio da transparência e da segurança, o Sindicato tomou as medidas necessárias. Foi realizado o Registro da Ocorrência Nº. 218-00770/2021, na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), na Cidade da Polícia, com o objetivo de localizar e identificar o(s) envolvido(s) para que responda(m) pelos seus atos.

O SindSistema esclarece que possui sistema de gestão operacional próprio, política de segurança da informação e mecanismos tecnológicos que visam garantir a privacidade, o sigilo e a proteção dos dados de seus associados, e até o presente momento, não teve conhecimento de ocorrências que exponham a segurança de dados dos seus sindicalizados.

Como medida de segurança, desde a confirmação do ocorrido todo e qualquer acesso interno foi e segue restringido, seja de dentro das dependências do Sindicato ou via acesso remoto. No tocante às medidas de prevenção de fraude e proteção dos dados pessoais, o sindicato está se adequando à nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e tomando medidas técnicas e administrativas em relação aos acessos indevidos. Como se trata de legislação de expressiva relevância, o SindSistema vem trabalhando nas adequações necessárias para atuar em conformidade com os termos da Lei.

Entendemos que a melhor opção ainda é a ação preventiva não divulgando os nossos dados pessoais aleatoriamente, por isso, o SindSistema reforça que não envia e-mails, SMS ou mensagens em quaisquer redes sociais solicitando informações sigilosas ou pedindo que se clique em links suspeitos. Os serviços prestados pelo SindSistema são realizados, exclusivamente, pelos nossos canais de atendimento para todos os sindicalizados.

Solicitamos a todos que tiverem acesso à referida listagem que não a divulgue, em respeito à privacidade e a segurança dos companheiros, sob pena de serem igualmente responsabilizados pela divulgação indevida. Àqueles que puderem colaborar com as investigações solicitamos que encaminhem ao email do Sindicato (contato@sindsistema.org.br) o print da postagem originária, do arquivo divulgado indevidamente, em grupo(s) de WhatsApp.

Por todo o exposto, colocamos nossa equipe de profissionais à disposição para discussão e esclarecimentos deste e de outros temas, trabalhando cada vez mais com transparência e boa fé na condução dos interesses dos nossos sindicalizados.