A data não é comemorativa, e para que represente uma “conquista” precisa da efetividade na proteção da infância e no combate à impunidade de crimes contra crianças e adolescentes.

O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através da Lei Federal n° 9.970, em 17 de maio de 2000, em memória do “Caso Araceli”, uma menina de apenas oito anos de idade, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta nessa data em 1973, na cidade de Vitória (ES).

A violência sexual e abuso contra meninos e meninas não acontece apenas na relação intrafamiliar ou interpessoal. Por isso é importante observar os sinais no comportamento das crianças, monitorar os conteúdos acessados na rede de internet, entre outros fatores que causem prejuízo a infância.

Mobilização, sensibilidade e vigilância é papel de toda a sociedade nessa defesa, é nosso dever denunciar os casos de violência aos órgãos competentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

COMO DENUNCIAR

O canal de denúncia anônima do governo federal é o Disque 100. Basta ligar gratuitamente para o número 100, ou no WhatsApp (61) 99611-0100.