De policial penal para policial penal

Foto: Elisete Henriques

Diretores do Sindicato reunidos com a secretária de Administração Penitenciária, policial penal Maria Rosa Nebel e Staff.

Na parte da tarde, dessa terça-feira (21), a diretoria do Sindicato dos Policiais Penais se reuniu com a Secretária de Administração Penitenciária, policial penal Maria Rosa Nebel, e subsecretários, para tratar de demandas da categoria. Na pauta, o início das reformas nas unidades prisionais em convênio da Seinfra-Emop/Seap/SindSistema, a revisão de processos administrativos de servidores demitidos, a listagem da promoção por merecimento, entre outros assuntos.

Nebel sugeriu a criação de um grupo de trabalho, com representantes do Sindicato, das Subsecretarias e do gabinete, para reformulação dos critérios utilizados na promoção por merecimento. Em relação a alguns questionamentos secretária pontou que cabe recurso. Sobre o pagamento dos abonos de permanência em atraso, a secretária se comprometeu a acompanhar a demanda junto à Casa Civil. “A reivindicação dos veteranos não é por privilégio, esse atraso já tem dois anos. Queremos receber o que é de direito do servidor”, pontuou o presidente do Sindicato, sobre o abono de permanência.

Ainda, em relação ao desconto da insalubridade dos policiais penais do Grupamento de Serviço de Segurança Externa do Complexo de Gericinó, o chefe de gabinete, Rafael do Val, informou que devido à mudança feita, pela gestão passada, na estrutura da Seap, foi criada uma unidade administrativa e realocados os servidores que antes estavam lotados na Coordenação de Segurança. Do Val informou que a remoção foi tornada sem efeito, retornando a lotação dos servidores do GSSE para a Coordenação de Segurança, até que a parametrização da insalubridade seja feita.

Sobre os processos de demissão de servidores, a secretária se demonstrou sensível à revisão das decisões, e reiterou que não vai fazer gestão com bandeiras. “Quem está sentado aqui não é coronel, nem delegado. É um policial penal. Era uma outra gestão, outro momento, de perseguições. Hoje, é 100% policial penal na caneta. Faz recurso hierárquico que a gente vai avaliar a questão caso a caso”, recomendou.

Além da secretária de Administração Penitenciária, policial penal Maria Rosa Nebel, e do presidente do SindSistema Penal RJ, Gutembergue de Oliveira, participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Rafael do Val; a assessora de Gabinete Aline Camilo; o Subsecretário de Gestão Técnica, Igor Bicaco João; o Subsecretário de Reintegração Social, Lúcio Flávio Correia Alves; o Subsecretário Operacional, Alvaro Rafael Ouvinã; e os diretores do SindSistema, Marcos Ferreira de Lima, João Raimundo, Judson Bernardo, Elisete R. Henriques, Leandro Gonçalves, Onildo José Pereira Filho, Elias Azevedo Macedo.

Foto: Magá Jr.