A convocação da AGE foi motivada pela recente exposição da SEAP na Audiência Pública da Comissão da Segurança Pública da Alerj. Foi descortinada de forma indecorosa, a real situação das cantinas e como são geridos os recursos orçamentários da Seap, sem nenhuma transparência. O problema das cantinas vai muito além da falta de contrato ou a fiscalização deles. As cantinas fragilizam a segurança, pelo déficit de policiais penais e aparatos como scanners sem funcionamento ou sem manutenção. São dois elementos essenciais para coibir a entrada de produtos proibidos ou ilícitos nas unidades prisionais. Tais deficiências comprometem a operacionalidade do Sistema Penitenciário.
Essa realidade é de amplo conhecimento de todos. Durante sete anos e meio de gestão da atual diretoria sindical, foram encaminhadas diversas demandas da categoria ao Governo, porém sem a devida resposta.
Em conversa com a categoria, ficou muito claro a disposição em cobrar os direitos e os acordos que o Governo ainda não cumpriu. Para isso, é de suma importância a participação da categoria de Policiais Penais na Assembleia e o referendo à Operação Dentro da Lei – Cumpra-se, que deverá ser discutida e efetivada ainda para esse mês de maio.
Av. Treze de Maio, n°. 13 – sala 709 Cinelândia, Rio de Janeiro
Fique por dentro das novidades e notícias