Acolhimento dos POLICIAIS PENAIS APOSENTADOS

Subsecretário-Geral, policial penal Gilberto Mainoth, cumprimenta o diretor de Assuntos do Inativo do SindSistema, Onildo José Pereira Filho.

O diretor de Defesa de Classe do SindSistema Penal RJ, Marcos Ferreira, destacou que os aposentados da categoria são os mais ativos na luta de classe, e se sentem desprestigiados. Ele solicitou ao secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, e ao subsecretário Geral, Gilberto Mainoth, a viabilidade de criação de cursos no Ciesp, específicos para esses policiais penais.

Sobre a declaração da Seap, em atenção à normativa da Polícia Federal, atestando o curso de formação dos inspetores penitenciários que, anteriormente, o gestor da Pasta fornecia e facilitava a aquisição de armas bem como a atualização do CRAF, também para os aposentados, Marcos Ferreira solicitou a viabilização de atendimento por psicólogos e instrução de tiro na Academia de Polícia Penal, para diminuir os custos aos aposentados.

O diretor de Assuntos do Inativo do SindSistema, Onildo José, perguntou ao secretário sobre a possibilidade de acautelar armas para os aposentados. O secretário defendeu a legalidade da medida. “Quando chegarem as novas armas do Depen, viabilizamos o acautelamento das PT100 para os aposentados”, projetou Montenegro. Citando o exemplo do Exército, onde a viúva tem 180 dias para devolver a arma acautelada.

Com o policial penal Julio Cesar da Cruz de Freitas (Caveirinha), subsecretário de Gestão Estratégica, o presidente Gutembergue de Oliveira pontuou que a luta do Sindicato é tornar qualquer custo para o policial penal o menos oneroso possível. “A SEAP é o órgão que pode fazer a reciclagem dos policiais penais, e a formação continuada, inclusive do servidor aposentado enquanto ele queira. A instituição é que tem que fazer esse trabalho”, destacou.

Eu tenho que lutar para que essa estrutura da Administração Penitenciária seja usada em benefício da categoria de policiais penais, ativos e veteranos.

Um melhor acolhimento aos nossos policiais penais aposentados vai fazer um bem enorme para eles. E só como exemplo, no dia 13 de janeiro, no movimento FORA PM, proporcionalmente, quem estava lá em maior número eram os nossos veteranos aposentados, que sempre se fazem presentes nas convocações de atos públicos e assembleias. Se hoje estamos inaugurando esse novo tempo, devemos nos lembrar que os nossos policiais penais aposentados são presença marcante em nossa trincheira de lutas.