INTERLOCUÇÃO DE AGENDA: ACENO OU JOGO DE CENA?

Na quarta-feira (26), diretores do Sindicato dos Policiais Penais RJ estiveram reunidos com o deputado Charles Batista, que acenou com a possibilidade de uma agenda com o governador Cláudio Castro para juntos resolvermos as demandas dos policiais penais. Durante a reunião no gabinete do deputado foi repassada uma proposta para o Sindicato fazer parte de um novo GT criado pelo secretário, para rediscutir a minuta, que segundo o deputado Charles Batista, ao final seria encaminhada para ele fazer as últimas análises.

No Grupo de Trabalho a ser publicado pelo secretário Fernando Veloso, estarão sentados à mesa os mesmos personagens que atrasaram por quase um ano a promulgação da Emenda Constitucional da Polícia do Estado (EC 77/2020), que resultou no mesmo texto apresentado pelo Sindicato em dezembro de 2019.

Desprovida de qualquer lógica, a proposta é um ultraje à categoria. Todo estudo já foi feito em torno do tema, inclusive com vários pareceres que apontam a inconstitucionalidade da inclusão dos servidores da área técnica em proposta de legislação que regulamente a atividade do policial penal. O debate em nível de Seap já foi esgotado e tal ação nada mais é que andar em círculo.

Os diretores do Sindicato fizeram uma explanação detalhada ao deputado sobre todo o processo da minuta existente e reiterou o pedido de interlocução para uma reunião com o governador.

O deputado Charles Batista declarou que recuaria, e que iria se abster de intrometer-se na discussão sobre a minuta. No dia seguinte, porém, fez a divulgação de um vídeo desrespeitoso, nominando o ato decidido pela categoria em Assembleia, como uma “bateção de panela”.

Além de desrespeitoso, o deputado parece também subestimar a inteligência da categoria. Ao tentar desmobilizar o ato público dos policiais penais, estaria ele arrumando um “desculpa esfarrapada” para justificar a dificuldade em marcar essa agenda com o governador? Fato é que, o deputado escorregou nas palavras deixando entrever uma mise-en-scène.

Se há “conversa” com o Governo para beneficiar a Polícia Penal e o Governo está de portas abertas, então por que ainda não foi marcada essa agenda do governador com os legítimos representantes da categoria? Seria um blefe do interlocutor? Quais os motivos que impossibilitam o cumprimento dessa palavra? Por outro lado, o deputado confirmou que levará a nominada “Comissão Independente”, formada por policiais penais sem nenhuma experiência política, tampouco legitimidade para falar em nome da categoria de policiais penais, para tratar de demandas da classe com o governador.

Jamais o ato definido em Assembleia da categoria de policiais penais se configuraria num manifesto contra o Governo ou contra o governador Cláudio Castro.  A única finalidade é conseguir agenda com o Chefe do Poder Executivo.

O governador Cláudio Castro é um homem inteligente e tem demonstrado respeito e grande capacidade de resolver demandas complexas, e não será um ato justo e ordeiro de uma categoria que vive a síndrome do filho esquecido que inviabilizará o governador de atender nossas demandas, que segundo o deputado Charles Batista “está de portas abertas”.

Caso se confirme a agenda como o governador até o dia 01 de fevereiro, o Ato será sustado, pois teremos alcançado nosso objetivo, qual seja, de levar as demandas da categoria ao governador. Contudo, enquanto a agenda não for marcada, o ato será mantido.

O SindSistema Penal RJ vai disponibilizar ônibus com saída da cancela de Magé, passando pela Coordenação de Niterói; do Complexo Penitenciário de Gericinó, e do Complexo Penitenciário de Japeri, com saída às 8 horas do dia 02/02/2022, para o comparecimento do maior número possível de policiais penais ao ato público, pacifico e ordeiro, em busca de uma agenda com o governador para tratar das demandas da categoria.