“Passo às vossas mãos aquilo que a categoria almeja de todo o coração. O reconhecimento da carreira policial para esses homens, hoje, aqui, tem valor que não pode ser precificado. O que nós conquistamos não tem preço. Perdemos vidas, sonhos foram construídos, lutamos, porque temos propósito”, disse Gutembergue de Oliveira, presidente do Sindicato dos Policiais Penais RJ, ao secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, em resposta à missão que lhe foi delegada.
Nesse 03 de março de 2021, a categoria de Policiais Penais do Estado do Rio de Janeiro comemorou dois grandes feitos.
A entrega da Minuta do Projeto de Lei de Regulamentação da PPERJ, ao secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, e seu staff, em evento realizado no auditório do 4º andar da sede da SEAP, no Centro do Rio, cujo documento foi construído com muito esmero e inspiração, sugestões encaminhadas por membros da categoria e a importante participação de companheiros como o Julio, Nascimento, Vazquez, Vinícius, Firmino e Barreto, que estiveram com o SindSistema na elaboração da minuta.
O secretário Raphael Montenegro reiterou sua visão de que a minuta deveria partir da Polícia Penal para fora, e não o contrário. “Deleguei ao Gutembergue que terminasse esse projeto, porque o grupo de trabalho (instituído pela gestão anterior) não renderia os frutos que eram necessários”, pontuou Raphael Montenegro, e informou que seu primeiro ato será a publicação do projeto no site da SEAP. O secretário se comprometeu em fazer todo o possível para que esse sonho da regulamentação da Polícia Penal se torne uma realidade o mais rápido possível. “Podem contar comigo”, destacou.
Sobre o momento histórico, Gutembergue ressaltou que não tem inimigos, mas adversários momentâneos, e que em ano de eleição é natural que esse processo esquente. “A política é nossa, o resultado é de todos, porque lutamos por todos. A trincheira será preservada, não jogamos granada dentro da nossa trincheira para dividir a categoria”, frisou Gutembergue. Ele agradeceu a Deus a oportunidade de estar à frente do Sindicato nesse momento tão importante para toda a categoria, e agradeceu publicamente o trabalho que vem sendo realizado em conjunto com os diretores João Raimundo, Marcos Ferreira, Odonclei Boechat, Judison Bernardo, Onildo, Henrique, Elias, Elisete. E por poder contar com a ajuda de colaboradores como o Silvio, Vazquez, Nascimento, Vinicius, Firmino, Barreto, entre outros. “Porque, se tem algo que não tolero comigo diante do espelho é ser ingrato”, reiterou.
Para finalizar, Gutembergue declarou que espera que essa gestão da SEAP seja um divisor de águas. “Eu peço por todos, e tenho pedido (a Deus) pela vida de vocês que estão aqui. Olímpio, Caveirinha, Raphael, Gilberto. Porque muitas vidas dependem do trabalho que vocês realizam aqui”,
Dirigindo-se ao secretário Raphael Montenegro, o presidente do SindSistema declarou: “Passo a vossas mãos aquilo que a categoria almeja de todo o coração. O reconhecimento da carreira policial para esses homens, hoje, aqui, tem valor que não pode ser precificado. O que nós conquistamos não tem preço. Perdemos vidas, sonhos foram construídos, lutamos, porque temos propósito”, disse Gutembergue, ao concluir a missão que lhe foi delegada pelo secretário da SEAP. “Cumprimos a parte que nos foi delegada”.
Sobre a abertura de maior prazo e novos debates, Gutembergue destacou que na justificativa de apresentação do projeto deixou claro que não há, por parte do Sindicato, a pretensão de esgotar toda a regência legislativa, num órgão que se inicia.
“Ali instituimos a Polícia Penal, as funções institucionais, os cargos específicos para cumpri-los com suas atribuições, com uma base sólida para a construção daquilo que nós precisamos. A vida caminha para a frente, e nós vamos construir a casa à medida que passa o tempo”, disse Gutembergue. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que participaram do projeto, no encaminhamento de sugestões e união de propósito.
Na foto, a diretoria do SindSistema Penal RJ, da esquerda para a direita: Onildo José, Marcos Ferreira, Elias, Judison Bernardo, Henrique, Gutembergue, Elisete e Odonclei Boechat. O vice-presidente João Raimundo não pode estar presente ao evento.
A outra importante ação do dia foi a prisão realizada por policiais penais da Superintendência de Inteligência (SISPEN), da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).
“É importantíssimo, que a Polícia Penal ganhe reconhecimento através de seus órgãos”, parabenizou Gutembergue aos policiais penais, em nome da diretoria do Sindicato, e de toda a categoria.
Gilmara Monique Amorim, condenada a mais de 18 anos de prisão por sequestro e assalto a banco, havia saído do presídio (em Niterói) pela porta da frente, utilizando um Alvará de soltura falso.
Fotos: Reprodução
Av. Treze de Maio, n°. 13 – sala 709 Cinelândia, Rio de Janeiro
Fique por dentro das novidades e notícias