Transporte dos policiais penais: à vista ou a perder de vista?

A Secretaria de Administração Penitenciária adquiriu 06 (seis) veículos especiais novos, a título de “renovação da Frota para serviço de fiscalizações, operações de urgência e emergência, translado de servidores para eventos profissionais, reuniões e transporte de materiais, garantindo apoio às atividades penitenciárias”. Mas, a mesma presteza não é notada quando a demanda se refere ao atendimento de necessidades de operacionalidade para o policial penal que está na “ponta de lança”.

Foi depois do pedido do Sindicato, sobre as Viaturas tipo Van de transporte dos Inspetores de Polícia Penal lotados em Campos, Itaperuna, Resende e Volta Redonda, quanto à informação de estarem, ou não, incluídas no serviço de manutenção contratada com oficina especializada, e em outra perspectiva, sobre a possibilidade de aditivo para inclusão dessas Vans no contrato de locação celebrado pela Seap, que a busca de solução para essa demanda teve andamento.

Segundo informação da Superintendência de Recursos Logísticos repassada pelo subsecretário de Administração Alexander Maia, a demanda seria tratada por meio do processo SEI-210045/000474/2023. Duas semanas depois, do envio do OF. SSSP-RJ/N°. 056/2023, de 28/08/2023, o SEI foi inaugurado. A previsão é de que sejam locados 03 (três) veículos tipo Van, resultado de adesão “carona” no processo de licitação celebrado entre a SEPLAG e a empresa CS BRASIL FROTAS S.A.

O processo encontra-se em fase de cumprimento de “recomendações” da Assessoria Jurídica da Seap junto à Superintendência de Recursos Logísticos, Superintendência de Licitação, Coordenação de Pesquisa de Preços, Superintendência de Contratos e Convênios, com vistas à Coordenação de Contratos, para então ter prosseguimento da contratação.

Os policiais penais aguardam ansiosos um transporte digno e o Sindicato continuará fazendo o seu papel, qual seja, ser intransigente com o descaso nas demandas da categoria. Estamos de olho.