Sobre a gratuidade nos transportes para inspetores da Polícia Penal

Foto: Divulgação/Ecoponte

A gratuidade nos transportes públicos para a categoria, em isonomia com outras instituições da Segurança Pública, bem como isenção do pedágio na Ponte Rio-Niterói, Linha Vermelha, Via Lagos e TransOlímpica é pauta da diretoria do Sindicato dos Policiais Penais desde 2018. À época, além de oficiar diretamente as empresas, que responderam que a prerrogativa é do Poder Executivo, a Diretoria Sindical esteve com o presidente da Comissão de Transportes da Alerj, Deputado Dionísio Lins, para solicitar essa articulação.

As Indicações Legislativas do Deputado Dionísio Lins foram recebidas pelo Protocolo da Secretaria de Estado da Casa Civil em 11/08/2021.

Em 26/01/2023, o Sindicato reiterou solicitação de esclarecimento sobre essa pauta ao Secretário de Estado da Casa Civil Nicola Miccione, quanto a existência de Projeto de Lei referente às Indicações Legislativas 5845 e 5846, de autoria do Deputado Dionísio Lins, que versa sobre os pedidos de gratuidade na Supervia, CCR Barcas e Metrô. Também, no Pedágio da Ponte Rio-Niterói, Linha Amarela, Via Lagos e TransOlímpica, para os Inspetores de Polícia Penal. A solicitação gerou o Processo SEI nº150001/001929/2023.

Quase um ano depois, em 15/01/2024, veio a informação de que as Indicações Legislativas nºs. 5845 e 5846/2021, de autoria do Deputado Dionísio Lins, tramitaram através do processo (restrito) SEI-150001/009638/2021 e foram devolvidas à ALERJ por meio do Ofício SECC/IL 1057/2022, com os esclarecimentos prestados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, onde o processo tramitou por mais de um ano.

A diretoria de Comunicação do Sindicato fez contato com o Gabinete do Deputado Dionísio Lins que informou que as Indicações Legislativas foram encaminhadas ao governador Cláudio Castro para demonstrar a necessidade da categoria. No entanto, “por se tratar de competência do Poder Executivo, cabe ao governador do Estado encaminhar mensagem à Alerj, com o devido impacto financeiro, para votação e aprovação dos deputados”, informou o gabinete.

A título de colaboração, na segunda-feira (15/01), a Assessoria Técnica da Casa Civil acostou uma sugestão de Minuta de Ofício resposta, ressaltando, contudo, a discricionariedade do administrador público quanto ao mérito e forma, além de encaminhar o processo à Subsecretaria Técnico-Executiva da Casa Civil, visando ciência e demais providências cabíveis.

A Assessoria de Assuntos Legislativos da Casa Civil informou que, até a presente data não há Projeto de Lei com a previsão das referidas indicações legislativas. O Sindicato encaminhou ofício ao órgão com pedido de visualização inteiro teor do Processo SEI-150001/009638/2021, para ter acesso às informações prestadas na tramitação do processo.

Por que a pauta ainda não teve solução por parte do governo? Falta de vontade política? Descaso com a necessidade dos policiais penais?