SindSistema pede confirmação ao STI-SEAP sobre App para Carteira Funcional RJ oferecida através da rede social

Nesta quinta-feira (31/08), chegou ao conhecimento do Sindicato dos Policiais Penais a informação de que um aplicativo (App) para emissão de Carteira Funcional está circulando na rede social, para um suposto “acesso antecipado” ao documento dos policiais penais do Estado do Rio de Janeiro.

Considerando que o Órgão não emitiu nenhum anúncio oficial a respeito desse suposto “acesso antecipado”. Além de que, a Carteira online ofertada nada tem a ver com o modelo padronizado em nível nacional para Servidores da Segurança Pública, particularmente, aos Inspetores de Polícia Penal, a Diretora de Comunicação do SindSistema fez contato com a Seap para saber sobre a veracidade do referido aplicativo.

Em resposta, foi indicado que tal solicitação fosse encaminhada ao Setor de Tecnologia de Informação através de Ofício. O SindSistema encaminhou o OF. SSSP-RJ/N°. 057/2023 e aguarda um posicionamento do Setor.

Estranhamente, a “orientação” via rede social, do Aplicativo baixado na loja virtual, solicita atualização de senha com informação de dados bancários dos servidores. Fica um alerta para que os servidores não repassem dados pessoais, tampouco dados bancários, em procedimentos virtuais.

Até o fechamento desta matéria, a Seap não se pronunciou sobre o assunto.

Modelo Padronizado da Carteira de Identidade Funcional do SUSP, no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública.