Promoções por antiguidade de mais de 400 policiais penais do Rio estão paradas desde 2019

Sindicato enviou ofício à secretaria para buscar soluções

Por: Gustavo Silva — EXTRA ON LINE Rio de Janeiro

Mesmo com o direito adquirido à Promoção por Antiguidade em 2019, 441 policiais da Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) não receberam as promoções. Junto a eles, estão outras dezenas que adquiriram direitos nos anos seguintes, mas não foram contemplados.

O motivo para a ausência de promoções é a falta de vagas disponíveis à classe em que os servidores migrariam. Junto a isso, a situação financeira do Estado do Rio de Janeiro – em Regime de Recuperação Fiscal – que limita os gastos com pessoal e as promoções e progressões de carreira, dificulta as ações do governo.

O Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Rio de Janeiro solicitou à Seap, no entanto, que encaminhe uma sugestão de compensação financeira ao Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal para suprir as promoções pendentes. Em 2019, um artifício semelhante foi usado para o reajuste de 48% no Regime Adicional de Serviço (RAS), que estava sem reajuste desde 2012.

Picture of Sindsistema