“Paciência e tempo dão mais resultado do que força e raiva”

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais RJ, Gutembergue de Oliveira, abriu o evento de assinatura das promoções de policiais penais, no dia 20 de abril, no Palácio Guanabara, com um versículo e frase que se amoldam ao desenrolar dessa saga.

“Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência. Não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria. Não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança” (Salmos 37:7-9).

“Paciência e tempo dão mais resultado do que força e raiva” (Leo Fontam).

Gutembergue registrou sua enorme satisfação e honra ao fazer uso da palavra para agradecer, primeiro a Deus pela oportunidade, e, em nome da diretoria e da categoria, agradecer a cada personagem que contribuiu para o desfecho desse processo de promoção.

Ao deputado Max Lemos, autor da PEC e Patrono da Polícia Penal, a quem devemos a concretização do nosso sonho. Porém, ainda falta a regulamentação, prerrogativa do chefe do Poder Executivo”, disse Gutembergue e aproveitou para pedir ao governador Cláudio Castro que encaminhe a mensagem à Alerj.

Ao deputado e presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, a quem sem dúvida podemos imputar essa construção, de buscar solução de demandas através do diálogo no intuito de compor interesses de vários personagens. Ao secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, pelo compromisso assumido com a categoria de encaminhar as demandas e trabalhar pela sua efetivação. Ao secretário de Governo, André Lazaroni, pela paciência e desprendimento em atender sempre com franqueza e objetividade a nossa diretoria sindical. Ao deputado Charles Batista por também ter encampado essa demanda. E, por último, ao governador Cláudio Castro, por oportunizar que estejamos aqui comemorando, com mais de três anos de atraso, um direito.

Mas como? Irão perguntar alguns. Posso lhes afirmar que amiúde (repetidas vezes), buscamos e buscávamos concretizar esse direito. Quantas vezes estivemos aqui, em frente ao Palácio Guanabara. Saímos daqui com a certeza que esse dia chegaria. E a prova de que somos uma diretoria (sindical) forjada na temperatura e pressão do cárcere, e temos por aptidão a resiliência, é estarmos aqui à frente podendo dizer em alto e bom som: sempre trabalhamos e trabalharemos pelas demandas da categoria, sobretudo nos bastidores.

E, por entender que a política se faz construindo pontes, ou seja, pavimentando o caminho para se chegar ao destino, e por hora o destino são as promoções. Aqui estamos em frente ao governador para lhe agradecer por esse momento e, publicamente, diante de parcela da categoria, dizer que: vencida essa etapa, Vossa Excelência tem, primeiro a prerrogativa e, segundo, a oportunidade de, no seu governo, regulamentar a nossa tão sonhada Polícia Penal. Sonho acalentado por homens e mulheres desde a Constituição Estadual de 1989.

Certamente, o evento de instituição da Polícia Penal, pela sanção de Vossa Excelência, ficará marcado na história da Polícia Penal do Estado do Rio de Janeiro, e seu nome será sempre lembrado por toda a categoria. Por último desejar, particularmente ao governador, sucesso e toda sorte de bênçãos. E, também, a toda a categoria de policiais penais e a todos os presentes, bênçãos em abundância sobre vocês e toda família. Fiquem em paz e com Deus. Forte abraço!”, finalizou Gutembergue Oliveira em seu discurso.