RECAP: Execução Penal além dos muros

Em cumprimento da Lei de Execução Penal, a RECAP lançou uma campanha junto à sociedade para a recaptura de foragidos do Sistema Prisional. Faça a sua parte, nós estamos fazendo a nossa.

POLÍCIA PENAL, 24 HORAS NA MISSÃO!!!

Em 2021, no período em que as atividades da RECAP estiveram “liberadas”, foram realizadas 37 prisões.

Em 2022, somente nos primeiros cem dias do ano, os Policiais Penais da RECAP (Divisão de Busca e Recaptura da Seap) registraram 49 prisões, entre Ações da PPERJ e Operações conjuntas com outras forças coirmãs, entre capturados e recapturados evadidos do Sistema Prisional (que não retornaram das saídas autorizadas pela Justiça, como a Visita Periódica à Família-VPF), apreensão de drogas e desarticulação do crime organizado. O importante serviço prestado à Segurança Pública pelos policiais penais tem contribuído eficazmente com a paz social. O desempenho dos policiais penais comprova que a Segurança dos estabelecimentos penais vai muito além das muralhas que as cercam.

Em 01 de abril de 2022, a Operação conjunta dos Policiais Penais da Divisão de Busca e Recaptura (RECAP) e Grupamento de Operações com cães (GOC), juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e Policiais Federais do Núcleo de Polícia Marítima (NEPOM), desencadearam uma Megaoperação no Parque das Missões, em Duque de Caxias.

A ação, denominada, “In Memorian”, foi motivada
pela morte do Policial Penal Alexsander Galdino, morto em agosto de 2021, na BR-040, altura

de Jardim Gramacho, e também pelas mortes de dois Policiais Militares, sendo um em 2019, e o outro, recentemente, nesta mesma localidade. Cabe destacar que um dos assassinos do Policial Penal já foi preso em Barra de São João, em ação conjunta da PRF, RECAP e SSISPEN, no mês passado. Segundo investigações, todos foram mortos pela mesma quadrilha.

Na ação foram recapturados Maurício Ribeiro dos Santos (evadido do Instituto Penal Vicente Piragibe), condenado pela prática do crime de tráfico de drogas, e Kenia Romão Rosa (evadida do Instituto Penal Oscar Stevenson), que responde por roubo. Ambos estavam evadidos do Sistema Prisional há 6 anos.

Em ato contínuo, Richard Azevedo de Melo Souza, foi preso em flagrante por esta divisão, pela prática do crime de tráfico de drogas.

Na ação, ainda foram recuperados 21 veículos, 02 rádios comunicadores, 04 coletes balísticos, 01 mira holográfica, além de maconha, ecstazy e lança perfume.

Algumas prisões ocorreram em parceria com policiais Militares, Civis e Federais, após cruzamento de dados e monitoramento. Assim que localizados, os alvos são conduzidos à Delegacia Policial onde é feito o Registro de Ocorrência e, logo após, conduzidos para o Sistema Penitenciário. Importante ressaltar que todas essas operações exitosas não resultaram em nenhum registro de vítimas, tampouco efeitos colaterais.

🚨DILIGÊNCIA EM CUMPRIMENTO DE 06 MANDADOS DE PRISÃO CONTRA O ACUSADO DE MATAR POLICIAL PENAL.

Em 21 de Fevereiro de 2022, policiais penais da Divisão de Recaptura – SEAP/RECAP, em trabalho conjunto com a Subsecretaria de Inteligência da SEAP RJ e o Comando de Operações Especializadas da PRF, lograram êxito em prender Leandro Ribeiro Caetano, envolvido na morte do policial penal Alexsandre Fernando Galdino Moura, vítima de latrocínio, na Rodovia Washington Luís, na altura de Duque de Caxias, no dia 20 de agosto do ano passado.

Integrante de uma organização criminosa que cometia assaltos nas vias da Baixada Fluminense, Leandro responde a inúmeros roubos qualificados, e figura em 6 mandados de prisão preventiva. Ele estava sendo monitorado pelas equipes há mais de 3 meses. Foi um trabalho de excelência, onde as forças coirmãs se empenharam dia e noite na captura do criminoso.

Com a integração das Polícias e o Serviço de Inteligência, fez-se o cruzamento de dados, levantamento de informações, e a descoberta da exata localização do indivíduo, na Prainha, região de Barra de São João. Preso, foi encaminhado à Delegacia, onde foi gerado o Registro de ocorrência n°. 128-01241/2022. A ação não resultou em nenhum efeito colateral, vitimização de civis inocentes ou Agentes do Estado.

Picture of Sindsistema