Sindicato dos Policiais Penais quer que secretário da Seap encaminhe minuta de regulamentação da categoria ao governo.

Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Rio apresentou sugestões de melhoria do trabalho para os agentes.

Foto: Daniel Castelo Branco

Thuany Dossares

Rio – O Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Rio de Janeiro quer que o titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), delegado Fernando Veloso, encaminhe ao governador Cláudio Castro a minuta de regulamentação da categoria nos próximos dias, com sugestões de melhoria do trabalho para os agentes. “Pedimos a regulamentação, queremos institucionalizar o órgão. Nós entregamos esse documento para a administração pública há um ano (antes da gestão atual)”, disse Gutembergue de Oliveira.

De acordo com o presidente do Sindicato, a minuta de regulamentação foi entregue à administração penitenciária há um ano, ainda durante a gestão do ex-secretário da pasta, Raphael Montenegro – exonerado do cargo em agosto, após investigação da Polícia Federal sobre o seu relacionamento com lideranças do Comando Vermelho (CV). O representante da categoria explica que o projeto já foi discutido e acordado com a classe; e, agora, deveria ser debatido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

“Nós fizemos já a mudança no texto, da emenda constitucional, e queremos regulamentar a Polícia Penal. Nós não queremos discutir com ele (secretário Fernando Veloso), porque o fórum não é mais de discussão na Central, na Administração Penitenciária, mas na Alerj. O governador manda uma mensagem para a Alerj e, a assembleia, discute a regulamentação desse órgão em audiências públicas junto com a categoria, que é o poder adequado para isso. Depois, se o governador tiver de vetar alguma coisa, que ele vete. O documento já estava com a tutela da Administração Penitenciária, desde a gestão do Raphael Montenegro, mas a administração pública é uma atividade contínua”, ponderou o presidente.

Gutembergue de Oliveira contou, no entanto, que Veloso postou no site da Administração na semana passada dizendo que o governador pediu a minuta. Outra demanda da categoria é de que a pasta seja administrada por um policial da própria corporação e não mais por agentes de outras forças de Segurança Pública, como oficiais da Polícia Militar ou delegados da Polícia Civil.

Para o presidente da categoria, a Seap tem diversas pessoas qualificadas para assumir a gestão da Seap, sem depender de outros órgãos. “O governador sabe que nós temos um quadro competente para assumir a Secretaria, para todas as áreas. A categoria não é mais a mesma de 30 anos atrás. Temos mestres, pessoas graduadas, fazendo doutorado, gente qualificada em várias áreas de conhecimento. Temos a necessidade de que um agente da própria Seap comande a pasta. Não podemos deixar que uma Secretaria dessas, que comanda uma das áreas mais sensíveis da Segurança Pública, com todo respeito as polícias Civil e Militar, fique nas mãos de outras pessoas. A nossa relação com a criminalidade é permanente, as outras polícias têm uma relação mais transeunte. Nós não queremos mais ser geridos por pessoas fora do quadro da Polícia Penal, temos quadro qualificado para gerir a Seap”, finalizou o sindicalista.

Procurada ontem, a Seap não retornou sobre os questionamentos do Sindicato até o fechamento da matéria.